Executivo culpou a nova concorrente pela realidade de competição acirrada por preços no segmento de consumidor final.
O CEO e presidente do conselho da Symantec, John Thompson, culpou a Microsoft pela guerra de preços no segmento de segurança para os usuários finais, sugerindo que a estratégia de preços da gigante para a sua entrada no setor é “monopolista”.
Thompson afirmou que a decisão da Microsoft de oferecer, no ano passado, o Windows Live OneCare, um serviço que combina firewall, antivírus e capacidades de backup, por 49,95 dólares por ano e permitindo a instalação em três computadores diferentes “claramente reconstruiu as expectativas das tecnologias de segurança para consumidores finais”. “Eu não quero dizer que foi monopolista, mas pode ter parecido assim para alguns de nós”, disse Thompson.
A Symantec lançou Norton 360, a ferramenta que compete com o Windows Live OneCare, em março deste ano, mas o produto – a 79,99 dólares para três PCs – tem custo maior e oferece mais funcionalidades do que o seu concorrente.
O uso de preços agressivos em busca de maior espaço no mercado é uma prática comum e a Symantec está acostumada com essas guerras de preço, afirma Thompson. “Nós estamos vendo um foco contínuo na competição por preço em alguns mercados e em alguns canais”, disse.
Dizer que a Microsoft tem um longo caminho a percorrer para competir no escopo de soluções que a Symantec possui para os mercados de consumidor final e corporativo é óbvio, mas os executivos da Microsoft estão determinados a dar para Symantec e McAfee uma forte disputa para conseguir atuar nesses mercados. No entanto, há um consenso de que a disputa real da Microsoft em segurança ainda vai levar alguns anos.
Thompson disse que a sua companhia está bem preparada para evoluir com a indústria e com novos competidores. Como parte dessa evolução, a Symantec planeja distribuir a sua primeira oferta de SaaS (software como serviço) para realização de backup.
“Nós nos reinventamos no passado e vamos provavelmente nos reinventar novamente”, para se manter atualizado com as mudanças do segmento, completou Thompson.
Data: 04/09/2007