Depois dos CDs com rootkits, a Sony é acusada de criar pastas ‘secretas’ em suas memórias que podem encobrir ataques.
Uma linha de memórias USB vendidas pela Sony contém rootkits para esconder arquivos e o software desta família de produtos ainda está disponível na internet. A informação é de Mikko Hypponen, pesquisador chefe da F-Secure.
“Este é um novo rootkit [disponível na internet] que pode ser usado para um criminoso digital mascarar qualquer malware dentro da máquina invadida”, disse.
A F-Secure apontou, também, que a linha de leitura de digitais da marca incluída nos MicroVault USM-F da Sony armazena arquivos em um diretório escondido que pode ser usado para camuflar pragas. Destacando que os modelos USM-F são difíceis de serem encontrados, a Sony afirmou que a linha foi descontinuada.
Mas o substituto, a linha USM512FL, está altamente disponível e utiliza as mesmas táticas de rootkit. “Eles têm a mesma funcionalidade”, disse Hypponen.
A Sony removeu os links para download do software das linhas USM-F e USM512FL do site MicroVault, mas o Computerworld encontrou facilmente links ativos através do cache do Google.
A descoberta da F-Secure foi endossada pela McAfee, Sophos, entre outras empresas de segurança.
Data: 04/09/2007