A chegada da Microsoft está levando a um aquecimento do mercado de segurança, tema que nunca foi muito favorável à companhia.
“Eu já estou com o pé nessa estrada, qualquer dia a gente se vê. Sei que nada será como antes, amanhã”. A música, de Milton Nascimento e Ronaldo Bastos, lançada no álbum Clube da Esquina, em 1972, ficou famosa na voz da Elis Regina. Ainda que a vida de um músico em plena ditadura militar esteja muito distante do universo de segurança da informação, este verso não poderia ser mais válido para o setor em 2007.
Por quê? Simplesmente por que vai entrar de vez nesse mercado um novo competidor com faturamento de cerca de 45 bilhões de dólares. Depois de diversos movimentos e aquisições, a Microsoft se posiciona no segmento para garantir que, em 2007, “nada será como está” no competitivo setor de proteção dos dados, avaliado em 12 bilhões de dólares em 2005 pela IDC. Ainda que em seu currículo se equilibrem sucessos, como o lançamento do console de games XBox 360, e fracassos, como no computador ultraportátil Origami, a chegada da gigante está mexendo profundamente com as empresas já estabelecidas no nicho.
A Microsoft está atacando o mercado em suas duas pontas. Sua iniciativa para consumidor final, o Windows OneCare, já está disponível no varejo dos Estados Unidos e tem previsão de ser comercializado no Brasil a partir de 7 de julho. A solução para os usuários corporativos, chamada Windows ForeFront, tem data de lançamento marcada para o mês de abril – apesar de atualmente uma versão beta para a proteção de mensageria estar no mercado e em uso em alguns clientes.
Todos querem o consumidor final
O mercado de usuários finais, avaliado pelo Gartner em 1,97 bilhões de dólares em 2005, já começa a chacoalhar. O OneCare, que inclui antivírus, firewall, backup e anti-spyware, foi lançado nos Estados Unidos por pouco menos de 50 dólares e com uma estratégia até então inédita para os padrões da indústria dentro dessa faixa de preço: cada licença adquirida permite a instalação do programa em três máquinas diferentes, com atualizações na base de vacinas por um ano.
Data: 04/09/2007