Dusseldorf - Além das fotos digitais, passaportes inteligentes do país vão ter digitais para combater crime organizado e o terrorismo.
'A Alemanha está apostando em biometria para aumentar a eficiência de seus passaportes. Todos os passaportes liberados depois de novembro de 2007 vão conter no chip a impressão digital do cidadão, além da sua foto armazenada eletronicamente. A informação foi dada pelo ministro do interior do país.
'As impressões serão armazenadas apenas no passaporte, com as fotos sendo salvas também em base de dados governamentais. A Alemanha não possui um banco de dados central com fotos e impressões digitais de todos seus cidadãos ou dos estrangeiros nos país e, de acordo com porta-voz do ministério, não existe planos para a criação. Só há dados assim para pessoas com passagens criminais pela polícia ou para aqueles que buscam vistos para entrar na Alemanha.
'As movimentações do governo alemão estão sendo criticadas por diversos grupos por supostamente invadir a privacidade dos cidadãos.
Em 2008, o governo alemão planeja um novo cartão de identificação com as mesmas funções de biometria. De acordo com a porta-voz, existem três razões para adotar biometria: evitar documentos falsos, reforçar o processo de identificação e criar a possibilidade de autorização para compras online.'
Data: 20/11/2007