Pais e professores devem compartilhar as experiências das crianças na rede.
É importante estar atento a arquivos não solicitados que podem ter vírus.
A cartilha lançada nesta terça-feira (18) e que faz parte da Campanha pelo uso responsável da internet traz as seguintes dicas para os pais e professores orientarem crianças e adolescentes sobre a melhor forma de usar o computador:
- Incentive a criança a compartilhar suas experiências junto com você: mostre a ela o que é interessante. O computador é uma máquina criada para o uso individual, mas nada impede que essa experiência seja coletiva;
- Nunca fale com estranhos: a informalidade das conversas na rede pode fazer com que a criança se sinta seguro para revelar informações pessoais a estranhos. Oriente a criança a não fornecer endereço, dados pessoais, documentos, escola onde estuda. Se quiser conhecer a pessoa com quem conversa na internet, marque um encontro num lugar público, como um shopping e vá acompanhado de um adulto.
- Atenção a chats e comunicadores instantâneos: oriente a criança a nunca adicionar desconhecidos à lista de contatos nem aceitar arquivos que não foram solicitados. Eles podem conter vírus.
- Respeito é bom e todo mundo gosta: a internet não é uma terra sem lei. Casos de jovens processados pelo que disseram na rede estão se tornando comuns. É importante dizer que não é a internet que estimula a violência, o racismo, e outras formas de comportamento anti-social. Xingar ou ofender alguém é atitude reprovável no mundo real e no virtual. Caso seja vítima de violência na rede procure na Polícia Civil o setor que cuida de crimes de informática.
- Blogs: eles são de uso pessoal, mas têm acesso liberado para qualquer internauta. Ou seja, é preciso ter os cuidados de sempre com a divulgação de informações e fotos pessoais.
- Peer-to-peer (P2P): permitem compartilhar qualquer arquivo na internet. Há o risco de vírus e também de violação de direitos autorias (de filmes, músicas, documentos) de arquivos trocados na internet.
- Bullying: é como se caracterizam todas as formas de atitudes agressivas intencionais e recorrentes praticadas sem motivação evidente por crianças e adolescentes. Na internet o bullying ganha espaço nas comunidades virtuais, aumentando ainda mais o transtorno das vítimas: perde a vontade de ir à escola, muda trajeto, apresenta baixo rendimento escolar, chega em casa machucado, parece angustiado, ansioso e deprimido e “perde” dinheiro repetidas vezes.
- Bom senso: não há como determinar um tempo para a criança usar o computador. Para ter melhor controle sobre a sua utilização, instale o equipamento num espaço de convivência da família, como a sala.
Cartilha:
Data: 19/03/2008