Presente à reunião em que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia recebeu da empresa Google dados sobre usuários denunciados por essa prática no Orkut, o presidente do Senado, Garibaldi Alves, anunciou que dará prioridade a todos os projetos destinados a reprimir esse ilícito de que são vítimas as crianças e, observou, a própria sociedade.
O presidente do Senado reconheceu que, no Brasil, a palavra prioridade tem sido desmoralizada, mas assegurou que é uma unanimidade na Casa assegurar a votação imediata de normas capazes de coibir a pedofilia. Ao prometer que o Legislativo não negligenciará essas votações, ele ressalvou a exceção representada pelas medidas provisórias, que têm sempre prioridade de decisão.
Garibaldi Alves elogiou a seriedade, a eficiência e a obstinação com que a CPI da Pedofilia está trabalhando. Também prometeu ir junto com os integrantes da comissão até o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, pedir que aquela Casa dê a mesma prioridade aos projetos de combate à pedofilia.
Em seu discurso durante a reunião, o presidente do Senado agradeceu aos que tornaram possível a entrega, à CPI, de informações sobre 3.261 perfis abrigados no Orkut. E acrescentou:
- A comissão terá uma responsabilidade ainda maior agora e vai dar tratamento de absoluta seriedade a esses dados, para que nos vejamos livres desse crime, dessa ameaça que tanto intranqüiliza o nosso povo e a nossa sociedade.
Data: 24/04/2008