Centenas de oficiais do mundo todo, incluindo oficiais do FBI, Interpol, polícias estaduais e municipais, Força Aérea e até da Polícia Federal brasileira participam de um programa de três dias para treinamento tecnológico voltado ao combate de crimes cibernéticos. Oferecido pela Microsoft, o treinamento reúne mais de 400 participantes de 35 países na sede da empresa em Redmond, nos Estados Unidos.
O objetivo da Microsoft é treinar os oficiais para o uso de tecnologias que ajudam a combater o cibercrime e que auxiliam na investigação de crimes tradicionais que envolvam a Internet. A idéia é que, com todos os ataques de segurança, roubos de identidade e botnets que acontecem pela web, a polícia possa usar todas as ferramentas que existem à disposição.
Uma das ferramentas demonstradas foi o COFEE, um drive USB para extração de informações contidas em computadores que sirvam como evidências - capturando dados importantes antes que a máquina seja desligada.
Este é o segundo evento do tipo promovido pela Microsoft (o primeiro foi em 2006). Segundo o site News.com, a empresa já treinou mais de seis mil oficiais de 110 países. A Microsoft ainda mantém um portal que oferece suporte técnico para oficiais da lei.
Data: 30/04/2008