GOIÂNIA - O estudante de Informática Robledo Bueno de Freitas, 28 anos, foi preso em flagrante nesta manhã em Jataí (GO) sob acusação de pedofilia pela Internet. Agentes da Polícia Federal, em um desdobramento de uma operação da Interpol que começou na Alemanha, entraram na casa de Robledo e o teriam encontrado disponibilizando para usuários de Internet fotos e vídeos de pornografia infantil para download em um programa de troca de arquivos.
A assessoria da PF informou que a investigação começou há dois anos, quando a polícia alemã fez a apreensão de diversos computadores com arquivos de pedofilia em países europeus. Em alguns dos computadores os policiais encontraram um determinado número de endereço IP (local de um determinado computador em uma rede de computadores). A Interpol acionou a PF brasileira. A partir daí, localizaram Robledo.
Foram apreendidos na casa do estudante dois computadores e mais de 300 CDs, que serão periciados pela PF de Goiânia. O delegado André Viana, responsável pela investigação em Jataí, disse que, no momento da prisão, um dos computadores estava ligado. O suspeito estaria sentado enviando os arquivos.
Viana diz que a polícia brasileira vai tentar descobrir para quem Robledo enviava os arquivos e se há outras pessoas envolvidas no caso, além da quadrilha descoberta pela polícia alemã. Desde a apreensão dos computadores na Europa, mais de 100 pessoas foram presas em todo o mundo.
Robledo será indiciado com base no artigo 241 do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), que trata do crime de produção e divulgação de imagens de menores em cenas sexo explícito. A polícia vai investigar também se ele mantinha relação sexual com menores.
Data: 22/05/2008