A Justiça do Rio Grande do Norte concedeu liberdade provisória aos três hackers que foram presos durante a Operação Colossus, em agosto de 2007, acusados de praticar crimes pela internet.
O juiz federal Mário Jambo, da 2ª Vara Criminal da Justiça Federal do Rio Grande do Norte determinou que os três réus que receberam habeas corpus façam leituras literárias, de obras que serão definidas trimestralmente pelo magistrado.
As primeiras obras que os hackers terão que ler serão “A hora e a vez de Augusto Matraga”, último conto do livro “Sagarana”, de Guimarães Rosa, e “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos.
Além disso, os réus também terão a obrigação de se matricular e freqüentar assiduamente a escola, atestando ao juiz o seu aproveitamento nos estudos trimestralmente.
Os réus também ficam proibidos de freqüentar lan houses e manter cadastro em redes de relacionamentos na internet.
As obrigações dos réus com a Justiça incluem ainda comparecer quinzenalmente ao fórum para relatar e justificar suas atividades, além de atender todos os chamamentos judiciais, não se ausentar da comarca onde residem por mais de 24 horas e se recolher diariamente à residência até às 20h.
Data: 03/06/2008