Pelo quinto ano consecutivo, temos a satisfação de realizar a Conferência Internacional de Perícias em Crimes Cibernéticos (ICCyber). Desta feita, a ICCyber 2008 será realizada na cidade do Rio de Janeiro, de 24 a 26 de setembro. A ICCyber já se consolidou como o principal evento da América Latina na área de segurança da informação e tecnologia, voltado para o combate dos crimes cibernéticos e para a Computação Forense. Na mesma data e local serão realizados os eventos Conferência Internacional de Ciência da Computação Forense (ICoFCS 2008) e “The International HTCIA Brasília Chapter Training Conference and Exposition (IBTCE)”, em suas terceira e segunda edições, respectivamente.
As atividades criminosas no espaço cibernético crescem em grande velocidade, aumentando-se rapidamente o volume e a variedade dos crimes cibernéticos, o que pode comprometer seriamente a credibilidade das atividades governamentais, comerciais e tantas outras amplamente praticadas por meio da Internet. Nesse sentido, torna-se imprescindível uma forte ação do Estado, visando ao combate desses crimes.
Nesse contexto, a ICCyber cumpre importante papel, visto que propicia um fórum bastante adequado para se discutirem as questões relativas a esse assunto, por meio de palestras e de outras ações de treinamento e formação profissional na área, com a presença de conferencistas de muitos países de todos os continentes, das principais agências policiais, órgãos públicos, universidades, e empresas de tecnologia do Brasil e de várias outras partes do mundo.
Em 2007 contamos com a participação de 760 conferencistas de 22 países. Neste ano, a expectativa é que haja a participação de um número maior de conferencistas.
Paulo Quintiliano
Coordenador-Geral da ICCyber
Data: 30/06/2008 19:38:06