A Polícia Federal realizou ontem, em parceria com o Federal Bereau of Investigation (FBI), a operação Conexão Holanda para prender um suposto hacker brasileiro que controlaria computadores para cometer crimes pela Internet. Ele foi preso na Holanda por agentes da polícia do país quando negociaria a venda de acesso aos computadores que ele controlaria. Por meio das máquinas é possível a realização de ataques contra instituições bancárias e contra servidores de computadores de grandes empresas.
Além do brasileiro, foram presos um holandês e outro homem supostamente envolvido na fraude. No material apreendido estão 10 discos rígidos, quatro notebooks, 500 CDs e DVDs, além de documentos. Ao mesmo tempo em que os policiais holandeses realizavam a prisão na Europa, policiais federais realizavam buscas em dois imóveis do suspeito nas cidades de Taubaté e Caraguatatuba (SP). Os mandados de buscas foram expedidos pela Justiça Federal de Taubaté.
A investigação que resultou na operação durou quatro meses e foi realizada por agentes do FBI e por policiais federais da Unidade de Repressão a Crimes Cibernéticos e da Superintendência Regional da PF em São Paulo. Com a apreensão dos computadores usados pelo suspeito brasileiro será possível saber o total de máquinas controladas e utilizadas em possíveis golpes.
Terra
Data: 01/08/2008 09:39:50