Coriolano Aurélio de Almeida Camargo Santos*
Veículo malicioso, Botnet, ocasiona “roubos” sistêmicos de informações através de ataques a redes de computadores, criando verdadeiros exércitos de computadores para atividades ilícitas. Os ataques a dados pessoais cresceram 50% no primeiro semestre de 2006. Indicativo do perfil do cracker que formula nova técnica de ataque está voltado para a obtenção de lucro e vantagens financeiras. Esta vantagem pode ser para si, ou encomendada por terceiros.
O Trabalho Cracker deve ser muito procurado, para captura de informações corporativas e monitoramento de empresas e pessoas, com o objetivo de se obter vantagem ilícita. Verifica-ser uma onda crescente do crime de furto qualificado de informação telemática não autorizada ou sua adulteração. No caso de adulteração, trata-se de dar aparente formato real à informação pública ou privada, que na verdade não condiz com a verdade. Ou seja, todos os serviços públicos ligados a pagamentos e informações fiscais que possam transitar na internet, são alvos do cibercrime.
A atualização tecnológica com segurança das empresas importa no rol de investimento sério e contínuo da área de T&I. Falsos e-mails do TSE e da SRF disseminaram pragas virtuais até agosto deste ano. Os criminosos criam empresas e alugam contas bancárias de laranjas e aplicam golpes. A indústria cinematográfica brasileira perdeu cerca de 106 milhões, com os piratas da internet. |