O Ministério do Interior da Rússia acusou executivos locais da International Business Machines Corp. (IBM), a maior fornecedora mundial de serviços de informática, de roubarem dinheiro do Fundo de Pensão do país, que tem US$ 57 bilhões em recursos.
A IBM e executivos do fundo, além de duas empresas locais de informática, teriam manipulado leilões para se apropriarem indevidamente de 1 bilhão de rublos (US$ 38 milhões) em recursos orçamentários alocados para o Fundo de Pensão e destinados à compra de novos computadores, disse o Ministério do Interior da Rússia em seu site, sem identificar os executivos nem revelar a quantia.
"Com o objetivo de roubar os fundos alocados, vários executivos do Fundo de Pensão responsáveis por realizar concorrências para a compra de equipamentos firmaram um acordo criminoso com representantes das empresas comerciais ZAO R-Style Co., ZAO Lanit e OOO IBM Eastern Europe and Ásia", informou o ministério. Galina Danilina, porta-voz da IBM, recusou-se a fazer comentários.
Ela disse apenas que a empresa está "cooperando com os órgãos russos responsáveis por zelar pelo cumprimento das leis" e que os investigadores realizaram buscas nos escritórios da IBM em Moscou.
Data: 13/12/2006