Pesquisas revelam que em 2007 deve ocorrer um aumento na exploração de falhas em tecnologias de ferramentas antiphishing e também um aumento no sigilo de dados para evitar que informações importantes vazem. Aumentará também o uso da criptografia e de BOTs, empregados para controlar as chamadas 'botnets', que são redes de computadores 'zumbis' atacados por softwares maliciosos usados principalmente para ataques a outros servidores.
Uma recente previsão divulgada pela firma de segurança Websense diz que a nova tendência é uma forte união entre a comunidade hacker com criminosos para formar uma economia cibercriminosa mais organizada.
De acordo com um artigo publicado no site inglês Computing, os criminosos comprarão, venderão e trocarão produtos como toolkits de ataques virtuais e arquivos para explorar falhas recém-descobertas.
Especialistas da Websense também prevêem que as brechas de segurança de sites da Web 2.0 (que permitem uma maior interação com usuários a partir de aplicações online) começarão a ser exploradas ainda mais à medida que os sites ficarem mais populares e a segurança de cada um deles, atualmente em segundo plano, passar a ser debatida.
Da lista dos 20 sites mais visitados da web, estima-se que 80% pertençam à chamada Web 2.0, entre eles sites como Wikipedia e MySpace, sites que por estarem sempre modificando seu conteúdo são mais difíceis de ter um controle efetivo de segurança, conforme noticiou o site ITP.net. O fato de atraírem milhões de visitantes os torna ainda mais atraentes para os criminosos.
Para Dan Hubbard, vice-presidente de pesquisas de segurança da Websense, os criminosos estão mais conscientes do que nunca de que a internet é um ótimo recurso para obter lucros reais. 'Com ganho financeiro em foco, métodos de ataque estão melhorando, e o número de pessoas envolvidas está aumentando', comentou.
Hubbard alertou que programas para roubar informações pessoais, profissionais e financeiras são os preferidos dos criminosos: 'No ano que vem, em particular, é altamente importante para organizações tomarem medidas preventivas para se protegerem da próxima onda de ataques furtivos e direcionados, que certamente irá se intensificar'.
Também para 2007 pode ser que ocorra um aumento na exploração de falhas em tecnologias de ferramentas antiphishing e também um aumento no sigilo de dados para evitar que informações importantes vazem. Aumentará também o uso da criptografia e de BOTs, empregados para controlar as chamadas 'botnets', que são redes de computadores 'zumbis' atacados por softwares maliciosos usados principalmente para ataques a outros servidores.
Data: 20/12/2006