Banco sueco sofre maior ataque da história da internet 22/1/2007 16:19:00
Criminosos digitais baseados na Europa Oriental conseguiram, ao usar uma versão modificada do cavalo de tróia "haxdoor", invadir cerca de 250 contas correntes de clientes do banco Nordea e roubar cerca de 2,5 milhões de reais (1,2 milhão de dólares). A polícia sueca prendeu sete pessoas acusadas de envolvimento no roubo e afirma que tem mais 121 suspeitos para averiguação.
A instituição financeira tomou conhecimento dos ataques há mais de três meses, mas ainda não informou formalmente os correntistas sobre o ataque. A empresa de segurança McAfee chamou a fraude de "maior golpe da história da internet".
A primeira investida dos criminosos aconteceu em setembro de 2006. Segundo a polícia do país, as informações roubadas foram enviadas para servidores nos Estados Unidos para, enfim, serem reenviadas para Rússia. Os investigadores afirmam que novos ataques contra o banco estão sendo feitos diariamente.
Mais de 8 milhões de kronor já foram roubados e, de acordo com informações do banco, tentativas de maiores furtos foram interceptados e bloqueados antes da conclusão da transação.
Fonte: www.adnews.com.br
Data: 23/01/2007