Fabricantes deverão orientar o consumidor a devolver o equipamento ao fim de sua vida útil, sem nenhum custo, para reciclagem ou reutilização de partes e peças.
Por COMPUTERWORLD
11 de junho de 2007 - 09h15
Fabricantes de eletroeletrônicos terão que recolher e reciclar PCs obsoletos no Texas, segundo um projeto de lei estadual que poderá ser seguido também em outros estados.
De acordo com o projeto, chamado de House Bill 2714, os fabricantes terão de colocar um rótulo em cada computador ou monitor que eles quiserem vender no estado, informando aos consumidores que eles devem retornar o equipamento ao fabricante para reciclagem ou reutilização sem nenhum pagamento adicional.
Leia também:
TI verde: refrigeração de data center é prioridade para área de P&D da HP
Critérios de TI verde não são realidade nas empresas, diz Forrester
Cada fabricante também deverá prestar um relatório anual aos órgãos reguladores informando o peso de cada equipamento reciclado ou reutilizado no período.
Os microcomputadores e periféricos que não são mais utilizados acabam se acumulando em depósitos onde podem liberar chumbo, mercúrio e outras toxinas no meio ambiente.
"Os texanos geram uma quantidade maciça de desperdício eletrônico (e-waste), suficiente para ameaçar nossos depósitos e envenenar nosso ar e água. Mas acredito que se nos unirmos com os fabricantes, que estão bastante preocupados com essa questão, poderemos encontrar uma habitação mais adequada para nossos computadores e iPods antigos", afirmou o senador Kirk Watson, em uma declaração em seu site na internet.
O projeto foi aprovado no Senado e na Câmara do estado do Texas no mês passado e só depende da sanção do governador Rick Perry para entrar em vigor. Uma porta-voz do governador confirmou que ele recebeu o projeto, mas afirmou que ele ainda não anunciou se assinará a criação da lei até a data limite, que é 17 de junho, depois da qual o projeto prescreve.
Data: 11/08/2007