Greenpeace Acusa HP e Apple por Uso de Substâncias Tóxicas
Testes patrocinados pelo Greenpeace concluem que notebooks fabricados por HP e Apple apresentam altos níveis de substâncias tóxicas.
Segundo estudo encomendado pelo Greenpeace a um laboratório independente da Dinamarca, os notebooks fabricados por Apple e HP são os que apresentam os mais altos níveis de substâncias tóxicas em seus componentes. Também foram testadas máquinas da Acer, Dell e Sony.
No equipamento da HP foram encontrados níveis elevados de PBDEs, um retardante de chamas, além de DecaBDE no ventilador e chumbo na solda dos equipamentos. Após a divulgação da pesquisa, o Greenpeace desceu a HP da terceira para a sexta posição em seu Guia de Electrónicos Verdes. A HP afirma não utilizar o DecaBDE há anos.
O Macbook da Apple registrou concentração de 262 mg/kg do retardante de chamas TBBPA. Para Kevin Bridgen, da Unidade de Ciência do Greenpeace, "as substâncias tóxicas estão presentes tanto na plataforma Mac quanto PC, não importa o quanto interessante pode ser o design do equipamento". |