Almeida Camargo Advogados
Faça do Almeida Camargo a sua home page  

Menu
Home
Institucional
Estudos Jurídicos
Código do Consumidor
Cooperativismo e Terceiro Setor
Ciber Crimes
Direito da Sociedade da Informação
Econômico e Concorrêncial
Energia Usina Antiga do Itapeva
Eventos
Informática e os Tribunais
Inf. e Melhoria do Poder Judiciário
Nota Fiscal Eletrônica
Notícias
OAB
Opinião e Notícia
Pareceres
Second Life
SPED-Sist. Público de Escrit. Digital
Tributário
Links Úteis
Fale Conosco

Empresas
Centro de Estudos Jurídicos

Bd4u

Veja Introdução

Enquete
 
Você acredita que a adoção de maiores controles do Fisco através da NF-e poderia evitar situações de sonegação Fiscal?
Dê sua opinião ou envie mensagem:
suaopiniao@almeidacamargo.com.br
  Sim
  Não
 

Login
  Login: 
  Senha:    
Previsão do tempo para região Sudeste
 
::. Nota Fiscal Eletrônica .::
Versão para impressão Imprimir  -   Enviar por e-mail Enviar  -  Altera o tamanho da letra A- A+
Governo quer dobrar emissão de nota eletrônica em 2008

O presidente do Instituto Nacional de Tecnologia (ITI), Renato Martini, disse esperar que no próximo ano dobre o número de emissões de notas fiscais eletrônicas, que substituem a nota fiscal de papel. De abril de 2006 até o mês passado, segundo Martini, foram emitidas mais de 1,5 milhão de notas fiscais eletrônicas. Esse é um dos temas que serão debatidos, de amanhã até quinta-feira, no 5º CertForum, seminário promovido pelo ITI, órgão ligado à Casa Civil da Presidência da República, e pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico.

A validade jurídica deste novo tipo de nota fiscal é garantida pela certificação digital, uma espécie de assinatura eletrônica utilizada atualmente por órgãos públicos e empresas privadas. Segundo Martini, este sistema de identificação por meio digital, usado principalmente na internet, aumenta a segurança na transmissão de informação e dá agilidade às operações, como a tramitação de processos no Judiciário e declarações de Imposto de Renda.

Cartórios

Atualmente existem no Brasil 44 autoridades certificadoras, que emitem a certificação, e 1.500 autoridades de registro, que atendem diretamente ao usuário. Em 2008, segundo o presidente da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, Manuel Mattos, cerca de 500 cartórios passarão a fornecer a certificação digital. A expectativa é de que até 2012 haja 10 mil pontos de atendimento, incluindo cartórios, bancos e agências dos Correios.

O Brasil dispõe de 2,5 milhões de assinaturas digitais. O projeto de certificação começou em 2005, com as maiores empresas que atuam no País. Em 2006, 120 mil empresas passaram a usar certificação eletrônica para a declaração de Imposto de Renda por lucro real. A arrecadação com estas empresas corresponde a 78% da arrecadação de pessoa jurídica com imposto de renda. As micros e pequenas empresas que aderirem ao sistema Simples Nacional também poderão fazer declaração por certificação digital.

Meta

A assinatura digital, no entanto, ainda é pouco usada por pessoas físicas - menos de 10% do total. "Nossa meta é que cada brasileiro tenha sua identidade eletrônica na carteira", disse Martini em entrevista coletiva. A certificação eletrônica custa, por pessoa, cerca de R$ 150 e vale por três anos.

A assinatura digital também é no Judiciário, permitindo, por exemplo, a tramitação de um processo exclusivamente pela internet. Este sistema, que pode reduzir em até quatro vezes o tempo de tramitação, já funciona em 13 Estados. A assinatura digital está substituindo também os livros contábeis, com economia de papel e pessoal, e sendo usada em contratos de câmbio para compra de moeda estrangeira.

Data: 05/11/2007

Inéditas


  Veja mais notícias

Estudos e Pesquisas

  Veja mais notícias
"O essencial não é fazer muita coisa no menor prazo;
é fazer muita coisa aprazível ou útil."
Machado de Assis 
Copyright Fox Informática                                                       Home | Institucional | Fale Conosco | Profissionais | Artigos | China | Links