As empresas que prestam serviços nas áreas de exploração de salões de festas e auditórios, casas de espetáculos, clínicas, laboratórios e advocacia, dentre outras, devem ficar atentas. Desde quinta-feira, dia 01.05.08, todas estão obrigadas a emitir a nota fiscal eletrônica, como determina a Portaria 09, publicada no último dia 12 de fevereiro.
Em 23 de agosto de 2007, a Prefeitura de Vitória publicou a Portaria 49, instituindo a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica, que é emitida e armazenada eletronicamente, diminuindo o uso de papel. Com isso, Vitória é a segunda capital do país a adotar a nota eletrônica.
Benefícios
As vantagens são muitas, como desburocratização e redução de custos para as empresas instaladas em Vitória e facilidade e comodidade para o contribuinte. As empresas puderam optar pela implantação da nota fiscal eletrônica antes dos prazos estabelecidos. Além disso, qualquer empresa pode optar pela emissão da modalidade eletrônica.
A nota fiscal eletrônica emitida pode ser impressa em via única e entregue ao tomador de serviços, que poderá recebê-la por e-mail. A melhora na arrecadação é outro ponto positivo na implantação da nota fiscal eletrônica.
Os interessados em obter mais informações devem acessar o site da Prefeitura de Vitória, onde estão as respostas para as dúvidas mais freqüentes
Data: 04/05/2008