Almeida Camargo Advogados
Faça do Almeida Camargo a sua home page  

Menu
Home
Institucional
Estudos Jurídicos
Código do Consumidor
Cooperativismo e Terceiro Setor
Ciber Crimes
Direito da Sociedade da Informação
Econômico e Concorrêncial
Energia Usina Antiga do Itapeva
Eventos
Informática e os Tribunais
Inf. e Melhoria do Poder Judiciário
Nota Fiscal Eletrônica
Notícias
OAB
Opinião e Notícia
Pareceres
Second Life
SPED-Sist. Público de Escrit. Digital
Tributário
Links Úteis
Fale Conosco

Empresas
Centro de Estudos Jurídicos

Bd4u

Veja Introdução

Enquete
 
Você acredita que a adoção de maiores controles do Fisco através da NF-e poderia evitar situações de sonegação Fiscal?
Dê sua opinião ou envie mensagem:
suaopiniao@almeidacamargo.com.br
  Sim
  Não
 

Login
  Login: 
  Senha:    
Previsão do tempo para região Sudeste
 
::. Nota Fiscal Eletrônica .::
Versão para impressão Imprimir  -   Enviar por e-mail Enviar  -  Altera o tamanho da letra A- A+
Prefeito anuncia emissão da Nota Fiscal eletrônica nº 1 milhão (Notícias do Município de Manaus)

O Prefeito Serafim Corrêa anunciou nesta última sexta-feira (16/05), a emissão da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) de número 1 milhão, que aconteceu em  menos de um ano depois da implantação do sistema em Manaus. Foi o coroamento dos esforços da Prefeitura que em 2005 iniciou a implementação de uma política de modernização dos serviços, desburocratização e redução da carga tributária na cidade.

"Todo mundo fala em modernização, mas nem todos praticam. Nós falamos e estamos mostrando, é o caso da Nota Fiscal Eletrônica. Um milhão de Nota Fiscal emitida é um número bem expressivo", disse o prefeito. Manaus foi a terceira cidade do País a implantar a NFS-e, um sistema que impede a fraude fiscal, aumenta a arrecadação e reduz custo das empresas. O projeto piloto foi implementado em julho de 2007, em 2 de agosto era emitida a primeira NFS-e.

Empresas participam

Em setembro do ano passado a Secretaria Municipal de Finanças Públicas (Semef) iniciou o processo de adesão das empresas ao sistema, que foi encerrado no dia 30 de abril deste ano. "A partir de agora, com exceção das pequenas empresas, todas as demais estão obrigadas a emitir Nota Fiscal Eletrônica.

É um processo irreversível e acredito que em um ou dois anos todos os segmentos da economia, inclusive as pequenas empresas, terão aderido ao sistema porque é seguro e vantajoso para todo mundo", observou o prefeito.

De acordo com os números da Semef, atualmente 4 mil empresas prestadoras de serviço estão cadastradas e autorizadas a emitir a Nota Fiscal Eletrônica.

Crédito de IPTU

O prefeito reafirmou que ao exigir a Nota Fiscal Eletrônica o contribuinte ganha créditos que serão acumulados durante um ano para serem empregados na redução de até 50% do valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) a ser pago no ano seguinte.

No mês de outubro o contribuinte faz a contagem dos créditos e no mês de novembro a indicação do IPTU que deseja beneficiar.

No ano passado apenas 12 contribuintes se cadastraram e requereram a redução do valor do IPTU já utilizando o sistema de acumulação de créditos gerados pela cobrança da Nota Fiscal Eletrônica. "Este ano vamos ter muito mais. Até agora os créditos gerados para desconto do IPTU já somam R$ 480 mil", destacou Serafim.

Menor carga tributária e mais desburocratização

Serafim fez também um balanço da política de redução da carga tributária e desburocratização do sistema. Em 2005 foi criada a Lei de Isenção, pela qual as microempresas com renda anula até 120 mil não pagam taxa de Alvará de funcionamento. Também em 2005 foram reduzidas de 5% para 2% as alíquotas recolhidas pelas empresas da área de saúde, educação (ensino básico e médio), de hotelaria, transporte coletivo urbano e gráfica.

Ainda em 2005 a Prefeitura reduziu a burocracia para aprovação de novos projetos para as empresas da área de construção civil.

Em 2006 foi implantado o ManausFácil, dando mais agilidade na abertura de novas empresas, que pode ser efetuada em até 2h.

Em 2007 a alíquota dos transportes especiais foi reduzida de 5% para 2%, dos serviços portuários de 5% para 4%.

Data: 22/05/2008

Fonte: www.fiscosoft.com.br


Inéditas


  Veja mais notícias

Estudos e Pesquisas

  Veja mais notícias
"O essencial não é fazer muita coisa no menor prazo;
é fazer muita coisa aprazível ou útil."
Machado de Assis 
Copyright Fox Informática                                                       Home | Institucional | Fale Conosco | Profissionais | Artigos | China | Links