A Prefeitura de Mogi das Cruzes comemora um ano de implantação da Nota Fiscal Digital com ótimos resultados. Ao todo, 3.673 contribuintes foram habilitados, com um volume de 378.376 notas emitidas eletronicamente. O crescimento na arrecadação neste período foi de 39%.
“Nossa administração sempre incentivou a criação de leis motivadoras do empreendedorismo e o apoio sistemático ao desenvolvimento em todas as frentes. Como resultado, todas as estatísticas demonstram o crescimento inabalável de Mogi. Desde a nossa chegada, a Prefeitura está se modernizando, para que os empreendendores obtenham com rapidez as soluções para suas dificuldades. A nota fiscal eletrônica tem sido uma etapa importante neste processo”, explicou o prefeito Junji Abe.
Segundo o secretário municipal de Finanças, Aroldo da Costa Saraiva, o resultado demonstra que o município tem conseguido encontrar formas de aumentar a arrecadação sem elevar o valor dos impostos: “A política de prefeito Junji não é aumentar impostos, pois isso prejudicaria o cidadão cumpridor de seus deveres. Ao contrário, nós combatemos a sonegação. Com isso, conseguimos aumentar a receita para investir em saúde, educação e infra-estrutura, por exemplo”.
Saraiva destacou ainda a importância do trabalho conjunto entre o poder público e a sociedade para o sucesso da nota digital: “Mogi cresce cada vez mais e mais rápido graças à atuação conjunta entre a Prefeitura e entidades, como os conselhos de classe, sindicatos, indústria, comércio e diversos segmentos. A nota fiscal eletrônica é um exemplo de como a sociedade pode cooperar com a Administração Municipal, permitindo ampliar a arrecadação sem aumentar impostos, ao combater as fraudes e a sonegação”.
A adesão à nota fiscal eletrônica é obrigatória para os arrecadadores que superam o valor de R$ 1 mil recolhidos de ISS por ano, mas as pequenas empresas e autônomos também podem aderir ao sistema, que reduz a burocracia e facilita o trabalho e prestação de contas.
Para os prestadores de serviço que emitem a nota eletrônica a vantagem é a praticidade, já que as notas podem ser geradas via internet, impressas ou enviadas por e-mail aos clientes. Além disso, o empresário ficou desobrigado de várias obrigações, como a de preencher mensalmente a declaração de movimentação, retirar as notas e fazer livros fiscais, já que as notas são armazenadas nos servidores da própria Prefeitura. Mais informações por meio dos telefones 4798-5052 ou 4798-5053 (DC)
Data: 05/06/2008