A Associação Brasileira da Indústria de Formulários, Documentos e Gerenciamento da Informação (Abraform) criticou a imposição, por parte da Receita Federal, do uso das notas fiscais eletrônicas ao contribuinte. "São cerca de 5.000 empresas de formulários e gráficas em todo o país que podem fechar", afirma o presidente da entidade, Antônio Leopoldo Curi.
Para ele, "as empresas, mesmo equipadas para emitir a nota fiscal eletrônica, não vão conseguir completar a operação com clientes com problemas com o fisco e vão partir para a informalidade. Aí, o efeito será contrário para a Receita, que pode ver a arrecadação diminuir".
Além disso, segundo informações do site InfoMoney, Curi afirma que cerca de 16.000 das 102.000 pessoas envolvidas hoje na produção de documentos fiscais correm risco de perder o emprego com a implantação da nova tecnologia. |
A divulgação de que a Nota Fiscal Eletrônica reduz os custos, segundo o presidente da Abraform, também não é verdade, já que as empresas terão de imprimir um documento que deverá acompanhar as mercadorias. Para isso, os comerciantes terão que adquirir softwares e outros equipamentos, que podem custar até dez vezes mais do que a impressão de notas fiscais a laser.
Data: 13/12/2006