Almeida Camargo Advogados
Faça do Almeida Camargo a sua home page  

Menu
Home
Institucional
Estudos Jurídicos
Código do Consumidor
Cooperativismo e Terceiro Setor
Ciber Crimes
Direito da Sociedade da Informação
Econômico e Concorrêncial
Energia Usina Antiga do Itapeva
Eventos
Informática e os Tribunais
Inf. e Melhoria do Poder Judiciário
Nota Fiscal Eletrônica
Notícias
OAB
Opinião e Notícia
Pareceres
Second Life
SPED-Sist. Público de Escrit. Digital
Tributário
Links Úteis
Fale Conosco

Empresas
Centro de Estudos Jurídicos

Bd4u

Veja Introdução

Enquete
 
Você acredita que a adoção de maiores controles do Fisco através da NF-e poderia evitar situações de sonegação Fiscal?
Dê sua opinião ou envie mensagem:
suaopiniao@almeidacamargo.com.br
  Sim
  Não
 

Login
  Login: 
  Senha:    
Previsão do tempo para região Sudeste
 
::. Nota Fiscal Eletrônica .::
Versão para impressão Imprimir  -   Enviar por e-mail Enviar  -  Altera o tamanho da letra A- A+
Wickbold será primeira a substituir nota em papel pela eletrônica.

São Paulo, 9 de Agosto de 2006 - A partir do dia 1 de setembro, a Wickbold passará a ser a primeira empresa brasileira a trocar a emissão das notas fiscais em papel pelas eletrônicas. A fabricante faz parte de um grupo de empresas participantes de um projeto realizado com o Fisco e seis estados (São Paulo, Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás e Maranhão) para a digitalização do envio de informações relativas ao ICMS.

Das 19 companhias convidadas ao projeto, apenas cinco entraram em operação num primeiro momento, incluindo também Souza Cruz, Volkswagen, Eletropaulo e Telefônica. Hoje, elas emitem a nota eletrônica, mas ainda mantêm a versão em papel. O Fisco deseja que outras empresas passem a emitir notas digitais nos próximos meses e para o próximo ano tem planos de chegar a 2 mil empresas. A Secretaria da Fazenda promete ter infra-estrutura para receber 20 milhões ao mês de notas digitais, até o fim de 2007.

O investimento das empresas foi considerável. A Souza Cruz destinou cerca de R$ 1,5 milhão à adaptação tecnológica e de processos. Segundo o gerente de controladoria da Wickbold, Carlos Alberto Pinto, o investimento da empresa não atingiu os mesmo níveis pela diferença de tamanho em relação à Souza Cruz, mas foi bastante alto.

Os principais objetivos do projeto estão em trazer economia de custos nos processos das empresas emissoras e da Receita. "Não nos preocupamos em saber quando teremos o retorno do investimento, até porque vamos ter também diversos ganhos não mensuráveis, como em controle e desempenho", diz Pinto.

Mas as empresas entraram em risco de não alcançar os objetivos de economia após a Prefeitura de São Paulo também criar seu projeto de nota eletrônica para o pagamento de ISS que exige um sistema diferente e já entrou em operação para prestadoras de serviços da capital. Com isso, abriu-se um precedente para que os municípios criem seus próprios sistemas, diferentes dos adotados pelo Fisco junto aos estados.

"Esse projeto de São Paulo vem de encontro ao nosso projeto", diz o gerente da Wickbold, escolhendo com cuidado as palavras. "Lutamos pela padronização dos sistemas em todo o País." Do contrário as empresas deverão criar integrações entre diferentes softwares ou mesmo usar dois sistemas diferentes. A solução da Wickbold foi desenvolvida pela Config Informática e implementada pela Soft Team.

Data: 13/12/2006

Fonte: (Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 1)(Carlos Eduardo Valim)


Inéditas


  Veja mais notícias

Estudos e Pesquisas

  Veja mais notícias
"O essencial não é fazer muita coisa no menor prazo;
é fazer muita coisa aprazível ou útil."
Machado de Assis 
Copyright Fox Informática                                                       Home | Institucional | Fale Conosco | Profissionais | Artigos | China | Links