Almeida Camargo Advogados
Faça do Almeida Camargo a sua home page  

Menu
Home
Institucional
Estudos Jurídicos
Código do Consumidor
Cooperativismo e Terceiro Setor
Ciber Crimes
Direito da Sociedade da Informação
Econômico e Concorrêncial
Energia Usina Antiga do Itapeva
Eventos
Informática e os Tribunais
Inf. e Melhoria do Poder Judiciário
Nota Fiscal Eletrônica
Notícias
OAB
Opinião e Notícia
Pareceres
Second Life
SPED-Sist. Público de Escrit. Digital
Tributário
Links Úteis
Fale Conosco

Empresas
Centro de Estudos Jurídicos

Bd4u

Veja Introdução

Enquete
 
Você acredita que a adoção de maiores controles do Fisco através da NF-e poderia evitar situações de sonegação Fiscal?
Dê sua opinião ou envie mensagem:
suaopiniao@almeidacamargo.com.br
  Sim
  Não
 

Login
  Login: 
  Senha:    
Previsão do tempo para região Sudeste
 
::. Nota Fiscal Eletrônica .::
Versão para impressão Imprimir  -   Enviar por e-mail Enviar  -  Altera o tamanho da letra A- A+
Toyota do Brasil implanta Nota Fiscal Eletrônica.
A Toyota do Brasil trabalha para adotar o modelo de emissão eletrônica de suas notas fiscais. Atualmente, a empresa está na fase de preparação (testes), operando com o método tradicional e o eletrônico. O objetivo da montadora é a partir de outubro emitir oficialmente parte dos seus documentos no novo sistema. Nesta primeira fase, a Toyota investiu em segurança e adquiriu o hardware Net D-Fence, da True Access, que assina e armazena o certificado digital, garantindo o sigilo das informações.

A montadora foi uma das escolhidas para participar do projeto piloto do governo, que conta com o envolvimento de 19 companhias e é conduzido pelas Secretarias da Fazenda de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Maranhão, Goiás e Bahia, em conjunto com a Secretaria da Receita Federal.

Mensalmente, a Toyota emite aproximadamente 60 mil notas fiscais em papel, mas a adoção da nota fiscal eletrônica será gradual, não abrangendo o volume total das notas emitidas atualmente. ''Escolhemos uma fração de emissões do faturamento de veículos, para iniciarmos as operações com o modelo de emissão eletrônica'', explica Rodolfo Cotta, chefe do departamento de faturamento e cobrança da Toyota. A implantação acontecerá de forma gradual para ser possível realizar testes e verificar as implicações comerciais e as possíveis dificuldades.

Segundo o executivo, a nota fiscal eletrônica trará também a possibilidade de substituição do processo atual de EDI (troca de informações entre as empresas), que poderá ser feito no futuro com as ferramentas do B2B. Além disso, agilizará procedimentos no processo de exportação e importação. Para Cotta, embora seja difícil mensurar a redução de custos com a adoção da nota fiscal eletrônica, a expectativa é, em médio prazo, eliminar gastos com operações acessórias (tempo de transação das operações, contabilização de informações, armazenamento físico dos documentos e papel).

''O novo modelo fiscal demanda um grau elevado de segurança, que deve estar aliado à boa performance. Uma das etapas mais importantes na adoção da nota fiscal eletrônica é a compra do equipamento responsável pela segurança dos dados'', afirma o executivo. Para viabilizar a entrada no projeto e ao mesmo tempo garantir a segurança das suas informações, a Toyota adotou a solução Net D-Fence, da True Access, produto que une em uma mesma ferramenta as funções de HSM (Hardware Security Module) e VPN (Virtual Private Network). O equipamento supera o SmartCard - outra opção para emitir notas fiscais - chegando a ser 100 vezes mais rápido. A True Access já fechou contratos com nove das 19 empresas que participam do projeto piloto.

Além de segurança, os investimentos da Toyota para implantar a nota fiscal eletrônica também envolveram os custos com os analistas internos e a associação com um provedor para a implantação da interface entre a montadora e a Secretaria de Fazenda. O retorno do capital investido, estima o executivo, acontecerá de forma gradativa, à medida que o sistema seja expandido.

''A nota fiscal eletrônica é um processo irreversível, que somado ao projeto de escrituração fiscal e contábil digital, trará benefícios enormes a toda a sociedade. Provavelmente, ainda por um período de tempo será facultativa para as empresas, mas certamente a médio prazo se tornará obrigatória'', prevê Cotta.

Data: 14/12/2006

Inéditas


  Veja mais notícias

Estudos e Pesquisas

  Veja mais notícias
"O essencial não é fazer muita coisa no menor prazo;
é fazer muita coisa aprazível ou útil."
Machado de Assis 
Copyright Fox Informática                                                       Home | Institucional | Fale Conosco | Profissionais | Artigos | China | Links